Monica Fernandes
Formada em Letras – Português/Japonês pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP – Assis), Mestra pelo Programa de Pós-Graduação em Língua, Literatura e Cultura Japonesa da Universidade de São Paulo (USP). Realizou intercâmbio de um ano na Tenri University – Tenri, Japão. Participou do “Programa de Treinamento de Professores de Língua Japonesa” promovido pela Fundação Japão – Urawa/Japão e do “Programa de treinamento para Professores Estrangeiros de Língua Japonesa” oferecido pela Instituição Hakuho e Fundação Japão. Seus principais hobbys são explorar os filmes, séries e programas japoneses da Netflix para compartilhar com seus alunos e desbravar os restaurantes especializados em Ramen (prato da culinária japonesa).
Tassia Neves
Formada em Produção Publicitária pelo Instituto Federal do Amazonas (IFAM), Licenciada em Letras – Português/Japonês pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP-Assis), Mestra pelo Programa de Pós-Graduação em Língua, Literatura e Cultura Japonesa da Universidade de São Paulo (USP). Nas horas vagas, busca reproduzir na sua cozinha algumas das comidas típicas do oriente, além de ser frequentadora de karaokês e amante da cultura pop oriental. ^_^
Marcos Bueno
Formado em Letras – Português/Japonês pela Universidade Estadual Paulista (UNESP/Assis/2016). Participou do curso de “Formação para Professores Estrangeiros” oferecido pela Fundação Hakuho (2018) em parceria com a Fundação Japão em Urawa/Japão. Possui trabalhos acadêmicos na área de Linguística Aplicada.
É encantado por literatura japonesa, em especial pelas obras de autoras como Sayaka Murata, Banana Yoshimoto e Shion Miura. Nas horas vagas, procura manter a leitura em dia, assistir séries e explorar restaurantes japoneses.
Juliana Dourado
Estudante do último ano do curso de Letras - Japonês/Português pela Universidade de São Paulo (USP). Durante a graduação, participou do programa de estágio e formação de professores promovido pelo Yoshi!. Adora descobrir novos pratos da culinária japonesa e é viciada em filmes, games, mangás e em colecionar figures dos personagens favoritos. Encontrou na docência um sentido profissional para sua antiga paixão pelo universo nipônico.
Gabriel Garcia
Formado em Letras – Português/Japonês pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP – Assis). Durante a graduação, realizou um intercâmbio de um ano na Universidade Doshisha em Kyoto pela bolsa de estudos MEXT. Admirador da cultura pop oriental, especialmente da parte musical. Desde jovem, se interessava muito em conhecer outros idiomas e poder desfrutar de tudo que esses conhFormado em Letras – Português/Japonês pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP – Assis). Durante a graduação, realizou um intercâmbio de um ano na Universidade Doshisha em Kyoto pela bolsa de estudos MEXT. Admirador da cultura pop oriental, especialmente da parte musical. ecimentos pudessem oferecer, assim como, poder conhecer novas culturas, conhecer novas pessoas e muito mais desse mundão. Nas horas vagas, gosta muito de estar com seus amigos e também fazer novos amigos através do Language Exchange (gengo koukan).
Tomas Lacombe
Formado em Letras - Português/ Japonês pela Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (UNESP – Assis), estudou japonês e cultura tradicional na escola "Genki Japanese and Culture School" em Fukuoka, no Japão. Se apaixonou pelo país na adolescência e continua aprendendo sua língua, literatura e cultura até hoje. Quando não está assistindo algum filme do Studio Ghibli pela quinta vez, provavelmente está tocando uma música de Tatsuro Yamashita no violão.
Lilian Toledo
Formada em Letras – Português/Japonês pela Universidade Estadual Paulista (UNESP/Assis). Começou estudar língua japonesa de forma autodidata e tem experiência lecionando japonês como Língua Estrangeira desde 2018. Participou de um intercâmbio no Japão em 2019 e ajuda é voluntária em Associações Japonesas no Brasil. Apresentou diversos eventos sobre o aprendizado da Língua pela ótica da Neurolinguística e é entusiasta de histórias de Yokais (criaturas sobrenaturais do folclore japonês) e Enka (música tradicional japonesa), além de nunca dispensar uma boa recomendação de dorama.
Suzana Abe
Participou do “Programa de Treinamento de curta duração para Professores de Língua Japonesa” no Instituto de Língua Japonesa da Fundação Japão –2018 Urawa/Japão
Realizou um intercâmbio de dois anos na Universidade de Educação de Iwate, “Programa de Treinamento Técnico Avançado para Filhos de Emigrantes” promovido pela JICA (Agência de Cooperação Internacional do Japão)1995-1997 Iwate/Japão
Participou durante um ano do “Programa de Treinamento de Professores de Língua Japonesa” no Centro de Emigração da JICA e na Universidade Tamagawa, 1989-1990 Yokohama/Japão
Apaixonada pelas animações do studio Ghibli e doramas japoneses.
Patrícia Mayumi
Formada em Letras – Português/Japonês pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP – Assis), com pós-graduação em Psicopedagogia.
Participou do programa de Intercâmbio de um ano no curso de Língua e Cultura na Universidade de Tenri, Japão no qual auxiliava nas aulas de português na Universidade, além de realizar parcerias com as escolas da região nos eventos de trocas culturais “Kouryuukai”.
Desde que se formou, atuou como professora de língua japonesa em diversos contextos de ensino. Além disso, também tem experiencia de trabalho em empresas multinacionais japonesas, mas reconhece no ato de ensinar sua verdadeira motivação.
Apaixonada pela culinária oriental, séries japonesas e koreanas e se descobrindo no mundo dos animes.
Raissa Nunes
Formada em Letras Japonês/Português pela Universidade de São Paulo (USP), mestre e doutora em Linguística pela Universidade de Tsukuba (Japão). Passou a infância e a adolescência amando a cultura tradicional e pop japonesa e buscou alcançar a fluência em língua japonesa para poder apreciar essa cultura melhor. Viveu no Japão de 2015 a 2021 e retornou com muita vontade de compartilhar com os outros aquilo que aprendeu. Com a idade, começou a gostar de enka, mas ainda é fã de L’Arc~en~ciel, como era aos 14 anos. Apaixonada por karaokê, procura cantar sempre que possível, nem que seja com o karaokê portátil que trouxe do Japão.